Dicas de Como Fazer uma Boa Redação no Vestibular

Se você quer saber como fazer uma boa redação no vestibular ou até mesmo em um concurso público, fique tranquilo porque não existe mistério.

Você não vai precisar se tornar nenhum “Neymar das canetas” ou um “Paulo Coelho versão 2.0”. Para você atingir a nota máxima basta compreender qual é o objetivo de uma redação no vestibular.

O que a maioria das bancas examinadoras querem é que você prove para elas que você sabe desenvolver um texto que contenha coerência argumentativa e perfeição gramatical. Só isso!

Tá bom, eu sei nem tudo que é simples na teoria se torna fácil na hora da prática!

Para facilitar, vou de dar 5 dicas que você deve seguir para não se perder na hora da redação:




5 DICAS DE COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO

1 – Entenda o Critério de Avaliação Utilizado

Cada banca examinadora adota um critério de correção diferente. Você precisa conhecer e entender quais são os critérios específicos do seu vestibular.

Por exemplo, de acordo matéria publicada na Folha de São Paulo que ouviu uma corretora do Enem, cada professor escalado para correção das redações segue uma rotina, dando notas entre 0 e 5 para cinco competências distintas.

As maiores notas vão para a adequação à norma culta, enquanto as sugestões que cada candidato oferece para os problemas propostos no tema da redação é o que tem a média mais baixa.

Além disso, as provas são corrigidas por dois professores diferentes, que não podem demorar mais do que 5 minutos em uma redação.

Ou seja, não é feita uma análise super aprofundada de cada redação individualmente. Como fazer uma boa redação não exige que você seja um ultra-fera-super-estudioso, para obter uma nota alta no Enem basta seguir um processo lógico simples. Tudo que você precisa é:

  • Escrever respeitando as regras da língua
  • Desenvolver uma boa capacidade argumentativa

Vamos abordar estes dois pontos nos próximos itens.

2  – Use a Estrutura Textual Correta

O gênero textual escolhido pela grande maioria dos concursos e vestibulares, e até mesmo pelo Enem, é a dissertação-argumentativa.

Esse tipo de redação faz o estudante desenvolver uma tese inicial e apresentar argumentos lógicos ao longo do texto. A dissertação-argumentativa apresenta a seguinte estrutura básica, que deve ser seguida sempre:

Introdução

Apresente o tema sem fazer rodeios (e sem encher linguiça!). A introdução serve para mostrar ao leitor qual será a sua linha de argumentação ao longo do texto.

Veja uma vídeo-aula gratuita sobre como fazer uma boa introdução

Desenvolvimento

É a parte mais longa e mais importante de uma boa redação. Aqui você deve defender sua argumentação apontando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresentar seus argumentos.

Para desenvolver sua argumentação, faça perguntas parecidas com essas: “como posso provar meu ponto?”, “Quais as causas?”, “Quais são as consequências?”, “Como isso ocorre?”, “De que forma posso realizar isso?”.

É importante ser claro na organização de suas ideias para que o leitor compreenda rapidamente o seu ponto de vista. Especialistas recomendam que uma boa prática é reservar um parágrafo para cada argumento.

Veja uma vídeo-aula gratuita sobre como fazer o desenvolvimento e conclusão

Conclusão

Como no próprio nome diz, é o desfecho lógico da sua argumentação. Ao contrário do que acontece em outras bancas examinadoras, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.




3 – Seja Uma Pessoa Informada

Durante o ano, tenha o hábito de ler jornais, revistas e portais de notícias, e comece a pensar de forma crítica, formando opinião sobre as matérias lidas.

Isso vai te ajudar a desenvolver o senso crítico e facilitar a sua formação de opiniões sobre o tema da redação.

4 – Tenha o Português na Ponta da Língua

Como já dissemos, ter um bom domínio da língua portuguesa é um dos principais pontos analisados por qualquer banca examinadora.

Ou seja, não tem como fazer uma boa redação se você costuma se atrapalhar na hora de usar a vírgula ou comete erros ortográficos, por exemplo.

O melhor é você reforçar seus estudos nos pontos que você mais precisa, usando para isso um bom material de português que te ensine como ler e escrever corretamente.

5 – Pratique Muito

Agora que você já sabe como fazer uma boa redação, aposto que ficou mais fácil para você começar a escrever.

Coloque em prática seus conhecimentos e escreva muito, até que fazer uma redação bem elaborada seja algo natural para você.

Minha recomendação é simples:

Faça no mínimo uma ou duas redações novas a cada semana, até a semana da prova. Lembre-se, a prática leva à perfeição!

Bons estudos!

2 comentários em “Dicas de Como Fazer uma Boa Redação no Vestibular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *