Como se Concentrar nos Estudos em 7 Passos Simples

Então hoje você se senta para começar a estudar, dizendo que vai comer os livros e se concentrar nos estudos…

Olha para primeira linha do material, e a primeira coisa que vem à sua cabeça é qual foi o resultado do jogo de ontem, então você abre o navegador da internet só pra conferir rapidinho o resultado e voltar logo aos estudos.

Aí uma matéria puxa a outra, um minuto viram vinte, e daqui a pouco você já está com o Facebook aberto se atualizando das últimas novidades dos seus amigos, e quando você menos percebe, já perdeu mais de duas horas e ainda nem começou a estudar!

Essa é rotina da maioria das pessoas que precisam estudar. Na hora dos estudos parece que tudo vem à mente, menos o material que deve ser estudado, não é verdade?

Para ajudar você a superar este problema, eu vou te dar 7 dicas simples que vão te mostrar como se concentrar nos estudos sem sofrimento, pra você poder colocar em prática e melhorar a sua capacidade de concentração ainda hoje!




COMO SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS EM 7 PASSOS

1 – RESERVE UM LOCAL ISOLADO

Pode até parecer óbvio, mas muita gente tenta estudar na mesa da sala enquanto a mãe está no sofá vendo a novela.

Mesmo que você esteja focado na sua leitura, em algum momento os sons da TV vão tirar a sua concentração e você vai perder o “fio da meada” dos estudos, e só quem já passou por isso sabe o quanto é difícil voltar a se concentrar nos estudos quando é interrompido.

Por isso, o ideal é que você se isole em algum cômodo da sua casa, sem TV, sem celular, sem internet, ou qualquer outra coisa que possa tirar a sua concentração. Se você fizer apenas isso, seus resultados já vão melhorar bastante.

2 – TRACE UM TEMPO MÁXIMO DE CONCENTRAÇÃO

Às vezes pode ser muito difícil se concentrar por muito tempo, principalmente se a pessoa não está tão acostumada a estudar com frequência. Por isso, o ideal é começar com objetivos menores, como por exemplo 25 minutos.

Eu já falei detalhadamente sobre isso quando expliquei a Técnica Pomodoro, então o que você precisa fazer é pegar um cronômetro regressivo e marcar nele 25 minutos.

Quando o tempo começar a contar, você deve se esforçar ao máximo para se concentrar em uma única tarefa e manter-se focado nesta tarefa até zerar o tempo.

Não tente fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, pois isso é péssimo para a produtividade nos estudos.

Após essa sessão, relaxe por três minutos. Esse tempo de repouso vai ajudar o seu cérebro a digerir a informação que você acabou de estudar, e também a se recuperar do esforço que foi feito, e ficar pronto para outra rodada.

À medida que você for ficando acostumando com este tempo, você pode aumentar a duração da contagem regressiva para 35 ou 40 minutos, por exemplo, pois a sua mente já estará melhor preparada para o esforço adicional.

O importante é que você comece sem forçar muito, caso contrário o cansaço mental vai fazer o seu nível de atenção e concentração nos estudos cair com o passar do tempo.




3 – TENHA UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Tudo estudante vitorioso, seja aquele que estuda para concursos ou para o ENEM, tem como característica a organização. Você precisa definir quantas horas diárias você vai estudar, e que matérias você estudará nesses horários.

Esse hábito evita que você sente para estudar e fique procurando o livro vai ler, ou que matéria vai focar hoje. Monte seu cronograma e deixe ele visível em cima do seu local de estudos, para que você possa ver o papel sempre que começar a estudar.

4 – DEFINA SEU OBJETIVO FINAL (SEJA ESPECÍFICO!)

Para quê você está estudando? Quer ser aprovado em algum concurso, ou apenas tirar uma nota mais alta naquela matéria em que você não está tão bem?

Independente do seu objetivo, ele deve estar claro na sua mente. E aqui vai o segredo: não basta você dizer “Meu objetivo é ser aprovado no concurso”.

Esse é um conceito muito vago, e a sua mente não consegue materializar isso para te ajudar você a se concentrar nos estudos. Você precisa ser específico!

Um exemplo de objetivo especifico seria:

Meu objetivo é acertar 18 das 20 questões da prova de Direito Administrativo, fechar a prova de Português e acertar 9 das 10 questões de Raciocínio Lógico“.

Ou então:

Quero fazer 800 pontos em matemática no ENEM“.

Percebeu como assim fica o objetivo fica muito mais específico e fácil de acompanhar?

5 – ESTUDE COM MÉTODO

Veja, não adianta sentar na cadeira e enfiar a cara nos livros tentando decorar tudo. Você precisa usar técnicas de estudo que sejam reconhecidas pela neurociência e comprovadas na prática por estudantes e especialistas.

Usando as técnicas corretas até a pessoa mais desfocada do mundo vai aumentar o seu poder de concentração nos estudos e ter resultados excelentes.

Veja o depoimento do Silvimar, que conseguiu ser aprovado em vários concursos estudando com as técnicas corretas.




6 – CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO

A alimentação é dos fatores que influenciam diretamente a sua capacidade de concentração. Evite aqueles lanchinhos cheios de açúcar, os salgadinhos artificiais, refrigerantes e até mesmo café em excesso.

Os produtos artificiais são preparados para trazer um sensação de prazer e são repletos de ingredientes químicos que causam desequilíbrio na química do cérebro, o que pode prejudicar a sua capacidade de concentração ou interferir na qualidade do seu sono.

O ideal é que você tenha um fruta com você para aquele momento em que a fome aperta, e você não caia na tentação de comer alguma besteira industrializada.

7 – DURMA BEM

É durante o sono que o cérebro faz uma faxina geral e elimina as toxinas que foram produzidas durante o dia. Quando você perde noite fazendo qualquer coisa (até mesmo estudando), ou dorme poucas horas, o seu cérebro não terá um funcionamento adequado no dia seguinte.

Seu raciocínio vai estar mais lento, você vai ter dificuldade de concentração e de assimilação e retenção do material estudado. Ou seja, vai ser um dia perdido!

CONCLUSÃO

Viu como se concentrar nos estudos não é tarefa impossível?

Quando você determina um objetivo a ser alcançado, a sua mente vai ser uma parceira na sua tarefa de concentração, e com um pouco de determinação e força de vontade você vai atingir os seus objetivos!

Um abraço e bons estudos!

 

2 comentários em “Como se Concentrar nos Estudos em 7 Passos Simples

  • 29 novembro, 2016 em 13:09
    Permalink

    muito bom vai me ajudar muito.
    obrigado

    Resposta
    • 29 novembro, 2016 em 13:12
      Permalink

      Obrigado! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *