Como Aprender Matemática Sozinho

Se você chegou até este artigo tentando descobrir como aprender matemática sozinho, isso quer dizer que essa matéria é um verdadeiro calo no seu sapato, não é verdade?

Mas não se preocupe porque você não está sozinho!

A matemática é considerada a matéria mais odiada pelos estudantes no Brasil (inclusive eu!), e na verdade os alunos estão certos em pensar assim.

Estudar matemática é difícil porque ela é ensinada de uma maneira ultrapassada, que cria mais traumas do que aprendizado, por isso se você tem dificuldades para fazer essa matéria entrar na sua cabeça, isso não é culpa sua!.

Neste artigo quero mostrar para você o passo a passo que eu segui para descobrir como aprender matemática do zero. Também vou te mostrar como você vai poder usar essa técnica para finalmente saber como aprender matemática sozinho de uma vez por todas!

Como Aprender Matemática Sozinho

Eu confesso que nunca fui um péssimo aluno em matemática, mas também nunca achei uma matéria fácil. No meu tempo de escola só passava na recuperação, junto com a maioria da turma. Lembro que só uns cinco ou seis da minha sala passavam direto, o resto ia pra berlinda mesmo…

Minha mãe pagava professor particular, aula de reforço, mas não resolvia muita coisa. Na verdade, eu só descobri como aprender matemática passo a passo depois de adulto, quando precisei estudar para um concurso difícil, que exigia matemática básica e financeira.

Quando eu comecei a fazer aquelas contas de juros, porcentagem, fração, regra de três, enfim, essas coisas que quase ninguém gosta de estudar, percebi que não ia chegar a lugar nenhum.

Foi aí que eu tive a grande ideia que salvou a minha pele, e que separei em 4 passos:

1. Dê Um Passo Atrás

Sim, pode parecer estranho, mas siga aquele ditado: ” As vezes é necessário dar um passo atrás para dar dois a frente.”

O que me salvou foram meus livros antigos de matemática da 5ª, 6ª e da 7ª série. Tive que estudar matemática sozinho, lendo cada um dos livros do início ao fim, estudando as explicações capítulo por capítulo e resolvendo todos os exercícios propostos.

Foi aí que o mundo se abriu diante dos meus olhos!

Percebi que a minha dificuldade em entender matemática, e que provavelmente é mesma dificuldade que você tem, se dava porque eu não me esforcei muito quando estava estudando matemática básica, como fração, decimais, raiz quadrada, potencialização, exponenciação, etc, etc.

Por isso o primeiro passo que você precisa para entender matemática é voltar alguns anos para rever assuntos que você já viu.

Por exemplo, não tente entender álgebra se você está se enrolando com a aritmética.

E uma boa notícia: rever os assuntos vai ser muito mais fácil que foi na primeira vez que você estudou.

Eu mesmo demorei só umas duas semanas em cada livro. E melhor: a cada série que eu avançava ia ficando mais rápido, porque a base estava sendo construída em terra firme.

Agora se você tem dificuldades até com contas básicas, então talvez você precise Aprender a Tabuada.

Minha sugestão é que você leia o texto que eu preparei com dicas especiais sobre esse assunto. Basta clicar no link abaixo:

Como aprender a Tabuada

Pense nisso como a fundação de um prédio. Ninguém constrói um prédio em um terreno pantanoso. É preciso uma fundação sólida para sustentar o peso que virá depois.

Foco e Concentração

Tem gente que prefere ser amarrado de pernas pro ar do que estudar matemática.

Se você é assim, sinto muito mas sem esforço você não vai aprender mesmo.

Tem que ter dedicação e força de vontade, mas vale a pena!

Se você perde o foco muito rápido, talvez você precise aprender como se concentrar nos estudos em 5 passos.

2. Resolva muitos exercícios

Matemática só se aprende na prática, portanto você precisa resolver muitos exercícios. É isso que vai fazer o conteúdo entrar na sua cabeça.

Por exemplo, resolvi muitas questões sobre as propriedades dos números. que era algo que percebi que tinha dificuldades.

Depois, passei a resolver as expressões algébricas e vi que ficou muito mais fácil.

Quantos exercícios para cada assunto? Na minha opinião, até que você considere o assunto fácil, e consiga resolver os exercícios sem grande esforço. Aí a quantidade vai varia de pessoa para pessoa, então não posso te dar um número exato.

Uma ótima dica é resolver exercícios resolvidos! Com eles você segue o passo a passo da explicação, e ainda pode saber exatamente onde está errando se não acertar o resultado.

Existem apostilas de matemática na internet com centenas de exercícios respondidos, inclusive com questões de concursos públicos.

Eu separei uma logo abaixo para você baixar gratuitamente. Acredite, vale muito a pena e vai fazer diferença nos seus estudos!

Baixe aqui sua apostila gratuita

 

3. Tenha um Método de Estudo

Veja, não basta força de vontade, é preciso um método de estudo. Separar um período do seu dia para se dedicar a aprender matemática, principalmente nas primeiras semanas de estudo, pode fazer toda a diferença.

Uma opção interessante é você usar a Técnica Pomodoro, onde você organiza seu estudo em blocos menores, o que te ajuda a estudar de forma menos cansativa.

Dê preferência para os horários em que você está com a mente mais descansada, como as primeiras horas da manhã. É importante que nesse período de estudo você dedique 100% da sua atenção ao estudo, então desligar internet e celular seria uma ótima ideia.

4. Encontre um bom material

Hoje em dia é muito mais fácil estudar em casa. Basta pesquisar na internet algum material que mostre como aprender matemática sozinho e de um jeito mais fácil.

Um dos meus preferidos é a Khan Academy, que oferece uma coleção gratuita com mais de 3.800 vídeos de matemática, entre outras matérias.

Separei abaixo alguns links com vídeos de matemática (com exercícios propostos) separados por ano escolar para você dar uma olhada e escolher um nível que possa te ajudar:

Khan Academy – Matemática 5° ano

Khan Academy – Matemática 6° ano

Khan Academy – Matemática 7° ano

Khan Academy – Matemática 8° ano

Viu como aprender matemática sozinho não é tarefa impossível? Agora que você já sabe por onde começar a estudar, com método e dedicação tenho certeza que você vai conseguir!

Bom, espero que essas dicas tenham sido úteis para você, assim como foram para mim. E se tiver qualquer dúvida ou quiser deixar um comentário, sinta-se à vontade para usar o espaço abaixo.

Um grande abraço e bons estudos!

43 comentários em “Como Aprender Matemática Sozinho

  • 21 Maio, 2016 em 16:29
    Permalink

    Gostei das dicas, principalmente essa de dar um passo atrás. acho que preciso melhorar muito meus fundamentos pra conseguir entender essa matéria q não entra na minha cabeça!

    Resposta
  • 4 setembro, 2016 em 2:11
    Permalink

    Gostei do seu website, e já conhecia a técnica do pomodoro, me ajudou pra caramba, já que eu sempre me dispersava durante os estudos e/ou qualquer leitura que fosse.

    Os vídeos foram de grande valia, e sempre acreditei, assim como você, que era necessário rever conteúdos que não foram totalmente assimilados por mim lá atrás para que pude lograr maior exito no presente e futuro.

    Contudo, se pudesse indicar material (livros, apostilhas etc) eu agradeceria, pois tenho dificuldade em encontrar esse material dos “anos de ouro” pela internet à fora. Tentei uma vez, refazer o ensino fundamental, só para ter acesso à esses conteúdos. Racharam de rir da minha pessoa até….

    Resposta
    • 7 setembro, 2016 em 2:11
      Permalink

      Nossa, obrigado pelos comentários! É muito bom saber que pude ajudar de alguma forma.

      Sobre material de estudo, os livros que utilizei para aprender eram da série Praticando Matemática, do Álvaro Andrini, lançada em 1989 pela Editora do Brasl S/A. É um material muito bom, com vários exercícios propostos e resolvidos. Até hoje tenho os livros da 6ª e 7ª séries, todos riscados com as resoluções das questões.

      Se você digitar o nome do Álvaro no Google vai encontrar alguns livros usados à venda e bastante coisa para baixar. Bom, espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

      Resposta
      • 22 Março, 2017 em 16:06
        Permalink

        Olá, muito obrigado mesmo, acabei de ver suas dicas de estudo, acredito que vai me ajudar muito, pois sou péssima em matemática.

        Resposta
  • 24 outubro, 2016 em 17:01
    Permalink

    Olá, Tudo bem ?
    Gostei bastante de suas dicas, tenho certeza que irão me ajudar. Mas quando clico no link de como aprender a tabuada, ele não abre. Teria como vc me enviar ele ? Desde já agradeço.

    Resposta
    • 24 outubro, 2016 em 19:00
      Permalink

      Oi, obrigado pelo aviso! O link já está corrigido.

      Resposta
  • 4 novembro, 2016 em 15:00
    Permalink

    Hei amigo, eu so de Moçambique valeu aí pelas dicas ai.
    Espero mostrar essa informação aos meus culegas que estam na mesma situação que eu.
    Obrigado aí e valeu.
    Abraço.

    Resposta
    • 4 novembro, 2016 em 16:03
      Permalink

      Oi Francisco, que bom que você gostou. um abraço pra todo o pessoal de Moçambique!

      Resposta
  • 9 novembro, 2016 em 0:22
    Permalink

    Nossa gostei muito, vão me ajudar pois tenho dificuldade na matéria obrigada..

    Resposta
    • 9 novembro, 2016 em 1:12
      Permalink

      Que bom que gostou, Faby!

      Bons estudos!

      Resposta
  • 2 Janeiro, 2017 em 20:59
    Permalink

    Eu queria saber se vocês poderiam me recomendar livros para estudar matemática que possam ser achados na biblioteca e não online. Se souberem de algum, por favor me digam.

    Resposta
    • 19 Fevereiro, 2017 em 11:40
      Permalink

      Isso aí, Vanilson! Aprender é sempre legal! 😉

      Resposta
  • 20 Fevereiro, 2017 em 12:16
    Permalink

    eu dependo desses estudos para cursar o meu tao sonhado curso, Engenharia Eletrica, obrigado pelas dicas !

    Resposta
  • 1 Março, 2017 em 7:54
    Permalink

    Vou fazer isso tudo q dicest tens razão tudo tudo

    Resposta
  • 31 Março, 2017 em 10:49
    Permalink

    Estou na faculdade porém não estou conseguindo acompanhar os estudos, então resolvi trancar e procurar me informar melhor sobre matemática básica. Gostei dá dica de dar um passo para trás. no meu caso vou fazer a caminhada toda!😂

    Resposta
    • 31 Março, 2017 em 11:38
      Permalink

      Isso aí! Uma vez que você dominar o básico, até o complexo se tornará simples!

      Bons estudos 🙂

      Resposta
  • 4 Abril, 2017 em 0:12
    Permalink

    me ajudou um monte,obrigada

    Resposta
  • 11 Abril, 2017 em 17:35
    Permalink

    Olá,
    Eu tenho uma boa base , porém minha dificuldade é em uma matéria específica (conjuntos) , e eu estudo tanto mas não consigo absorver. você pode me dar alguma dica?

    Resposta
  • 19 Abril, 2017 em 23:31
    Permalink

    Para quem tem vontade de passar em um concurso público minha dica é seguir os conselhos de um especialista que já foi aprovado em grandes concursos federais, ele criou um material de fácil e rápido entendimento.
    Espero que ajude a todos.
    Atenciosamente,
    Flamarion

    Resposta
  • 21 Abril, 2017 em 17:06
    Permalink

    Esse site é muito bom. Conteúdo de extrema relevância. Pena que todos os sites não seja assim como este. Top, top, top!!

    Resposta
  • 9 Maio, 2017 em 23:38
    Permalink

    Cara vc salvou minha vida, não sei como te agradecer, nossa vou te agradecer eternamente , obrigado mesmo pelas dicas eu estava perdida sem saber matemática. Te agradeço grandiosamente, cara não consigo parar de te agradecer .

    Resposta
    • 11 Maio, 2017 em 10:44
      Permalink

      🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

      Resposta
  • 23 Maio, 2017 em 21:57
    Permalink

    nossa achei muito interesante <

    Resposta
  • 24 Maio, 2017 em 1:25
    Permalink

    Adorei as dicas . Estou estudando engenharia e está sendo barra. A matemática básica tá fazendo uma tremenda diferença. Obrigada

    Resposta
  • 7 junho, 2017 em 22:06
    Permalink

    Obrigado,esta estratégia é muito interessante tenho certeza de que eu vou aperfeiçoar meus conhecimentos, tenho certeza vai me ajudar bastante. Valeu. ..

    Resposta
  • 3 julho, 2017 em 3:28
    Permalink

    Gostei muito das dicas,e me ajudou tomar uma direção…

    Resposta
  • 13 julho, 2017 em 0:25
    Permalink

    Dicas muito boas, obrigada! Estou cursando meu 1º ano de Engenharia, minhas notas estão bem ruins, principalmente porque o professor coloca coisas nas provas que eu nunca vi, a interpretação fica bem confusa. Quem sabe com essas dicas super úteis, eu consiga melhorar. Não quero abandonar o curso, pois sofri muito para conseguir.

    Resposta
    • 13 julho, 2017 em 1:07
      Permalink

      Que bom eu pude ajudar! Construa sua base de conhecimento matemático e assim tenho certeza que você não precisará abandonar o seu curso.

      Resposta
  • 29 agosto, 2017 em 12:24
    Permalink

    Gostei, muito bom seu artigo:)Obrigada.

    Resposta
  • 10 setembro, 2017 em 5:28
    Permalink

    É,aprender matemática realmente é complicado,não vou dizer que é fácil pq não é mesmo rs,eu sou simplesmente terrível em matemática terrível mesmo,minhas provas é mais ou menos na nota de 3 entre 5,nunca foi mais que 5 foi só de 5 pra baixo rs,mas vou começar a fazer isso pq estou necessitada Kj. Obrigada pelas dicas😘❤☺😛

    Resposta
  • 24 setembro, 2017 em 12:08
    Permalink

    adorei as dicas. vejo que ajudou em outras pessoas, bom espero que dê certo comigo tambem, sou um pouco pessimo na matematica. Mas desde ja começarei a aplicar as dicas. valeo sou Moçambicano e estou me preparando pra universidade. De tudo darei sinal caso eu consiga. abrços e valeo mesmo.

    Resposta
    • 24 setembro, 2017 em 12:59
      Permalink

      Tenho certeza que você vai conseguir! Um grande abraço pra todos aí em Moçambique!

      Resposta
  • 21 outubro, 2017 em 2:59
    Permalink

    Não suporto matemática,Vou começar a usar este seu artigo para ver se o negocio vaiiii kkkkkkkkkkkk. Acho que sou um Analfabético matemático hehehehhehe.Abraços.

    Resposta
  • 13 novembro, 2017 em 17:16
    Permalink

    O seu comentário aguarda moderação.

    Many thanks. Ample knowledge!

    canadianpharmaciesbnt.com
    international pharmacy

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *