Bancas de Concursos Públicos – Conheça os Estilos de Prova

Não é segredo para ninguém que todo Concurso Público é realizado por uma empresa organizadora, que para simplificar vamos chamar aqui de Bancas de Concursos.

Cada uma dessas bancas organizadoras de concursos costuma adotar estilos de provas completamente diferentes uma das outras, por isso é muito importante que o candidato saiba quais das Bancas de Concursos será a responsável por elaborar a sua prova.

Acredite, isso faz toda a diferença na hora de você montar seu plano de estudo, já que cada banca costuma abordar um mesmo assunto de forma completamente diferente, o que pode tornar a prova fácil ou muito difícil.

Por mais incrível que possa parecer, mesmo na hora do chute sua estratégia deve ser diferente em algumas das bancas!

Neste artigo, você vai conhecer quais são as principais Bancas de Concursos Públicos responsáveis por organizar os maiores, melhores e mais desejados concursos públicos do Brasil, vai descobrir quais são as principais diferenças entre elas, e principalmente, vai saber como estudar da forma certa para cada uma delas.

As Principais Bancas de Concursos Públicos





Bancas de Concursos - FCC

As provas da FCC – Fundação Carlos Chagas são consideradas de dificuldade média, mas podem ter questões difíceis, com alto grau de complexidade. As questões geralmente são bastante diretas, e mesmo que algumas sejam bem extensas, o candidato não precisa ter uma capacidade de abstração elevada.

Geralmente cobra na prova todos os itens do edital, então pode estudar tudo que está lá sem medo, porque alguma coisa certamente vai cair na prova.

Nas provas de português, esta Banca de Concursos costuma cobrar a mesma quantidade questões de interpretação de texto e de gramática, por isso você deve dar igual importância a estes temas na hora de estudar.

Já nas provas de direito, é exigido um conhecimento mais literal da lei, o que favorece candidatos que tenham boa capacidade de memorização.

Dica: Procure um bom Curso de Memorização porque você vai precisar decorar muitas leis!

Em Atualidades, a Fundação Carlos Chagas gosta de abordar tópicos retirados de livros editados, filmes de sucesso e notícias cotidianas.

Na prova de informatica, apesar de apresentar textos longos, não costuma cair muita teoria, mas sim perguntas sobre o uso prático dos computadores.

A FCC também costuma testar a concentração dos candidatos mais desatentos nos enunciados das questões de múltipla escolha, pedindo para o candidato assinalar a alternativa INCORRETA. Essa é a popular “casca de banana” que derruba muita gente.

A melhor forma de se preparar para uma prova dessa banca organizadora é treinar resolvendo muitas questões simuladas e escrevendo redação semanalmente.

Concursos Organizados pela FCC:

  • Assembleias legislativas;
  • Defensorias Publicas;
  • Ministérios Públicos;
  • Conselhos Regionais;
  • Cias de Saneamento;
  • Bancos;
  • Procuradorias;
  • Prefeituras

Mais informações: http://www.concursosfcc.com.br/

Voltar para a lista de Bancas de Concursos

Bancas de Concursos - CESPE

De todas as Bancas de Concursos, nenhuma é tão temida pelos concurseiros quanto o Cespe – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

O CESPE é famoso por suas questões do tipo certo e errado, em que uma questão errada anula correta. Por isso, nada de chutar aquela questão que você não tem certeza, para não correr o risco de perder pontos garantidos!

É preferível que você deixe a questão em branco e abra mão dos pontos dela, pois se chutar errado vai perder tanto os pontos dela quanto os de uma que você acertou. Ou seja, prejuízo dobrado.

Além disso, as provas não costumam fazer separação por matérias, como é o tradicional. As questões são multidisciplinares (várias matérias misturadas em uma mesma questão) e exigem grande raciocínio por parte do candidato. A prova de português geralmente é bastante longa e cansativa.

Dica: Pratique a Leitura Dinâmica para não perder tempo lendo os longos enunciados das questões.

Geralmente, os textos utilizados pelo CESPE são bem atuais, retirados tanto da internet quanto de de jornais publicados à véspera do concurso, por isso tenha o hábito de assistir telejornais e ler portais de notícias durante a sua preparação.

Nas provas de direito é comum cair muita jurisprudência, então é importante que o candidato esteja sempre muito atualizado também nesta área.

Recentemente a Folha de São Paulo publicou uma matéria dando algumas dicas sobre alguns cuidados que o candidato precisa ter nas provas do CESPE, então não custar dar uma lida.

Concursos Organizados pelo CESPE:

  • Agências Reguladoras;
  • Concursos de carreiras diplomáticas;
  • Polícia Federal;
  • Tribunais de Contas;
  • Tribunais Superiores;
  • Ministérios;
  • Sebrae.

Mais informações: http://www.cespe.unb.br/

Voltar para a lista de Bancas de Concursos




Bancas de Concursos - CESGRANRIO

A Fundação Cesgranrio é conhecida por ser uma banca com um estilo bem tradicional, pois separa a prova claramente por matérias.

Suas provas costumam ser parecidas com as provas da Fundação Carlos Chagas, e geralmente as questões são de múltipla escolha, com 5 alternativas possíveis e apenas uma correta.

A Cesgranrio costuma também cobrar questões semelhantes de concursos anteriores, variando um pouco o grau de dificuldade.

Nas questões de atualidades, raciocínio lógico e informática costuma inserir gráficos e imagens, o que exige do candidato capacidade de raciocínio visual.

Nas provas de português, essa banca examinadora costuma utilizar charges, o que exige do candidato uma boa capacidade de interpretação.

A prova de inglês é considerada difícil, pois nela é exigido muita interpretação de texto.

Concursos Organizados pela CESGRANRIO:

  • Banco Central
  • Petrobras
  • Detran
  • IBGE
  • Bancos
  • Casa da Moeda

Mais informações: http://www.cesgranrio.org.br/

Voltar para a lista de Bancas de Concursos

Bancas de Concursos - FGV

A Fundação Getúlio Vargas é uma Banca de Concursos considerada imprevisível, pois pode mudar completamente o estilo de uma prova para outra. Alguns concursos podem ter provas complexas e outros mais fáceis.

Apesar disso, as provas costuma ser de múltipla escolha, devendo o candidato marcar a opção correta dentre 5 alternativas.

Geralmente os itens de bibliografia constantes no edital são cobrados na prova, e o candidato deve ter a capacidade de correlacionar estes itens com os pontos da matéria.

A prova de português cobra algumas questões do Manual de Redação da Presidência, e o restante está dividido de forma mais ou menos igual entre interpretação de texto e gramática.

Na parte de direito há questões com longos e cansativos textos multidisciplinares envolvendo também aspectos da lei.

Concursos Organizados pela FGV:

  • Senado Federal;
  • Fundação Oswaldo Cruz;
  • Secretaria da Fazenda;
  • Policia Civil – RJ;
  • Câmaras municipais;
  • Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Mais informações: http://portal.fgv.br/

Voltar para a lista de Bancas de Concursos




Bancas de Concursos - QUADRIX

Algumas Bancas de Concursos costumam ter um estilo bem parecido, e é o que acontece com o Instituto Quadrix, que segue o estilo da Fundação Cesgranrio.

É uma das bancas organizadoras que dão as melhores oportunidades para quem precisa chutar alguma questão, porque faz provas com questões de múltipla escolha com apenas quatro alternativas possíveis e somente uma correta. Dessa forma, o candidato tem 25% de chance de acertar a resposta caso chute a alternativa.

Nas provas de português, o Instituto costuma cobrar textos bem atuais, que são retirados dos principais jornais do Brasil. Estes textos costumam ser bastante longos, mas servem para responder apenas uma ou duas questões, o que faz com que a prova seja muito longa e cansativa, levando candidatos desavisados a terem problemas com a administração do tempo.

Há uma mistura na cobrança de conteúdos decorados com conteúdos mais atuais, dos últimos doze meses. Tópicos de Atualidades são pouco abordados, e geralmente vem misturados na prova de português.

A prova de raciocínio lógico costuma trazer vários gráficos e imagens para que o candidato calcule proporções e ângulos das figuras.

A prova de informática também apresenta desenhos e imagens de telas do computador com editores de texto ou planilhas de cálculo para que o candidato entenda melhor o que a questão está cobrando.

Concursos Organizados pelo QUADRIX:

  • Sesi;
  • Senai;
  • Dataprev;
  • Fundacoes Nacionais;
  • Conselhos Regionais: biologia, química, farmácia, psicologia, odontologia.

Mais informações: http://www.quadrix.org.br/

Voltar para a lista de Bancas de Concursos

Bancas de Concursos - ESAF

A ESAF – Escola de Administração Fazendária, é considerada uma das Bancas de Concursos mais difíceis, ao lado do CESPE. As questões são as mais bem elaboradas e complexas.

As questões da Esaf são sempre de múltipla escolha, e é comum não serem cobrados todos os itens do edital. As questões quase sempre abordam assuntos da área econômica, pois a maioria dos concursos que a banca organiza é ligada ao Ministério da Fazenda.

Costuma aplicar provas parecidas, que seguem um padrão, por isso a dica é estudar resolvendo provas de concursos anteriores.

As provas de direito costumam conter longos anunciados e requerem conhecimento da doutrina dos juristas e principalmente a jurisprudência do STF, mesclando estudo de casos e cobrança literal do texto da lei.

A prova de português tradicionalmente possui textos longos e complexos e costuma cobrar textos filosóficos que pedem ao candidato que continue a lógica de estruturação do texto.

Na prova de informatica, é comum cair questões relativas ao sistema operacional Linux.

Concursos Organizados pela ESAF:

  • Ministério do Planejamento;
  • CGU;
  • Receita Federal;
  • Previdência Social;
  • Ministério do Trabalho;
  • Ministério da Fazenda;
  • Procuradoria da Fazenda Nacional.

Mais informações: http://www.esaf.fazenda.gov.br/

Voltar para a lista de Bancas de Concursos

3 comentários em “Bancas de Concursos Públicos – Conheça os Estilos de Prova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *