Como Aprender Mais Rápido Usando a Leitura Dinâmica

Vejo na internet muita gente procurando informações, tutoriais e cursos sobre como aprender leitura dinâmica com o objetivo de conseguir ler mais rápido.

A sensação que temos é que as nossas horas disponíveis diminuem a cada dia, dado o grande volume de informação com que nos deparamos atualmente, não é verdade?

De acordo com a Forbes, o volume de dados criado nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Dá para acreditar?

E para dificultar ainda mais as coisas, infelizmente a maioria de nós brasileiros costuma ler de uma forma pouco funcional, que causa lentidão, rápido cansaço visual e baixa assimilação do conteúdo estudado.

Por isso, aprender como fazer Leitura Dinâmica se torna tão importante hoje em dia. Quem aprende os segredos e técnicas para ter uma leitura rápida e eficiente consegue em pouco tempo unir velocidade de leitura e maior assimilação do texto lido.

Quando se fala neste assunto, existem mitos que impedem as pessoas de ler mais rápido. Mas você vai ver aqui que não existe nada de fantasia disso!

Neste artigo, você vai aprender leitura dinâmica de uma forma extremamente simples, para você conseguir, em apenas 7 dias, dobrar ou até triplicar a sua velocidade de leitura atual, treinando apenas 15 minutos por dia.

APRENDER LEITURA DINÂMICA É APRENDER MAIS RÁPIDO!

Você sabia que apenas mudar a maneira como você lê já é suficiente para você já ser considerado por todos uma pessoa mais inteligente e capacitada?

E ainda poderá se preparar melhor para concursos públicos, provas da faculdade e até mesmo conseguir promoções no seu emprego atual. Não é incrível?

Agora, antes de a gente conversar sobre como você pode ler mais rápido, é muito importante que você saiba os maiores motivos que impedem uma pessoa de desenvolver seu verdadeiro potencial e aumentar a velocidade de leitura.

Por que as pessoas leem devagar

Existem três grandes vilões que atrapalham o ritmo da leitura. Eles são: Leitura Silábica, Subvocalização e Regressão Visual.

Leitura Silábica

Aprender Leitura Dinâmica - Leitura Silábica
Aprender Leitura Dinâmica – Leitura Silábica

A Leitura Silábica é aquele costume que temos de ler um texto palavra por palavra, e nos casos mais graves, de ler sílaba por sílaba. Esta forma de ler tem origem na maneira como fomos alfabetizados.

Veja, enquanto estamos no processo de alfabetização é perfeitamente natural que leiamos desta maneira, afinal ainda estamos conhecendo os sons que se formam com a junção das letras e das sílabas. (afinal quem nunca treinou o be-a-bá na escola?).

O problema começa quando levamos esta prática para a vida adulta, porque isso causa uma leitura pausada e também muito cansativa para os olhos, que precisa fazer grande esforço para focar em palavra por palavra.

Como você vai aprender nesse artigo, a leitura dinâmica nos ensina a corrigir a leitura silábica através de uma técnica que amplia o foco ocular para mais de uma palavra.

Isso torna a leitura mais fluídica e com menos pausas.

Subvocalização

Aprender Leitura Dinâmica - Subvocalização
Aprender Leitura Dinâmica – Subvocalização

Outro grande problema que nos impede de aumentar a velocidade de leitura é a chamada Vocalização e a Subvocalização, que é a prática de falar, tanto em voz alta quanto mentalmente, enquanto lê um texto.

Quando você subvocaliza, você “escuta” a palavra na sua mente. E acredite ou não, para o cérebro não faz diferença se você lê em voz alta ou apenas mentalmente. Ele leva praticamente o mesmo tempo para processar ambas as tarefas.

Perceba que o tempo que perdemos para ouvir a palavra que acabamos de ler praticamente dobra o tempo total de leitura, então eliminar a Subvocalização é um dos primeiros e mais importantes passos para aumentar a sua velocidade de leitura em um curto espaço de tempo.

Uma das formas de eliminar, ou ao menos diminuir bastante a Subvocalização é assobiar ou cantarolar enquanto lê o texto. Isso mantém ocupada a parte do cérebro relacionada à fala, e permite que você se concentre apenas na imagem das palavras, e não no som delas.

Regressão Visual

Aprender Leitura Dinâmica - Regressão Visual
Aprender Leitura Dinâmica – Regressão Visual

Finalmente, Regressão Visual é o hábito de você retornar os olhos para trechos do texto que já haviam sido lidos, mas que provavelmente por algum dos vícios de leitura que citados anteriormente, você não conseguiu compreender o conteúdo que estava lá.

Como você vai ver neste artigo, a Regressão Visual é o ponto mais trabalhado na leitura dinâmica, porque a regressão causa um movimento ocular que não é adequado para uma leitura eficiente, além de causar dificuldade na compreensão do texto.

Perceba que o segredo para aprender mais através de uma leitura mais rápida, fluídica e com grande retenção do conteúdo lido está em corrigir estes vícios de leitura que a grande maioria das pessoas possui, seja em um grau maior ou menor.

E agora que você já conhece os problemas, vamos à solução?

Como Aprender Leitura Dinâmica em uma Semana

Sim, é possível desenvolver em apenas uma semana as habilidades necessárias ler até duas vezes mais rápido em apenas uma semana, mantendo (e até aumentando) o nível de retenção do texto que você possui atualmente.

Antes de irmos para as técnicas em si, como já disse William Edwards Deming, “O que não pode é medido não pode ser melhorado”. Por isso, o primeiro passo é descobrir a sua velocidade de leitura atual fazendo um teste de leitura.

Fazer o teste é bem simples, basta que você pegue o livro que você está lendo atualmente, escolha um parágrafo e conte quantas linhas há neste parágrafo. Depois conte quantas palavras há em cada linha deste parágrafo. Finalmente, basta dividir a quantidade de palavras pela quantidade de linhas, assim você  chegará ao número médio de palavras por linha.

Como os livros trazem uma padronização de fonte e espaçamento, esta média dará um número de palavras bem realista para ser aplicado no livro todo.

Por exemplo, eu escolhi o livro Mentes Brilhantes – Como Desenvolver Todo Potencial do seu Cérebro, de Alberto Dell’Isola, e separei o parágrafo abaixo, que possui 105 palavras distribuídas em 9 linhas, o que dá uma média aproximada de 11,5 palavras por linha (105 dividido por 9):

Aprender Leitura Dinâmica - Texto mentes brilhantes

E seguida, leia um trecho do livro durante três minutos, e depois conte quantas linhas você leu. Vamos supor que ao final dos 3 minutos você somou as linhas e descobriu que leu um total de 42 linhas. Ao multiplicarmos 42 pela média de palavras por minuto, que é 9,5 teremos 42 * 9,5 que dá 399. Agora basta dividir este total pelo número de minutos da sua leitura.

No nosso caso foram 3 minutos, então basta dividir 399 por 3, que dá 133. Isso significa que a sua velocidade de leitura atual é de 133 ppm (palavras por minuto), e a sua meta ao final de uma semana será atingir pelo menos 266 ppm.

E agora deixa eu te propor um desafio:

Coloca nos comentários no final dessa página qual é a sua velocidade de leitura atual, e daqui a uma semana volta e coloca a sua velocidade nova.

Tenho certeza que com as dicas que você vai receber agora você vai no mínimo dobrar esse número!

Colocando tudo em prática

Muito bem, agora que você já conhece a sua velocidade de leitura atual, chegou a hora de descobrir como fazer para corrigir os vícios de leitura. Essa é a chave para dobrar a seu número de ppm em apenas 7 dias.

Uma das principais estratégias ensinadas nos melhores Cursos de Leitura Dinâmica é otimizar o movimento dos olhos.

Conforme já explicamos antes, o movimento ocular, quando feito de forma errada, torna a leitura muito cansativa, e é por isso que muitas pessoas têm sono ou se sentem cansadas quando leem por mais de 20 minutos.

Isso ocorre porque para nossos olhos focalizarem em algum ponto específico, é exigido grande esforço da musculatura do globo ocular. Quando este esforço se repete por um longo período de tempo pode causar uma doença chamada astenopia.

Na leitura silábica, feita palavra por palavra, os olhos estão constantemente dando pequenos saltos no texto, pois a cada mudança de palavra é criado um novo ponto de fixação ocular, o que estressa a musculatura dos olhos.

Pontos de Fixação

E como aprender leitura dinâmica vai nos ajuda a resolver esse problema? Simples, a partir de agora tudo que você deve fazer é pegar a página do texto que você vai ler e criar mentalmente três linhas verticais nela.

Como você pode ver na imagem abaixo, cada uma dessas linhas representa para onde você deverá direcionar seu foco ocular.

Em outras palavras, a cada linha você irá parar os olhos nesses três pontos específicos e usar a sua visão periférica para ver mais de uma palavra ao mesmo tempo.

pontos de fixação
Pontos de Fixação

No começo pode ser um pouco desafiador, mas acredite: logos nos primeiros dias você já estará 100% habituado e não terá dificuldades. Você também vai perceber que vai conseguir ler por muito mais antes de sentir cansaço nos olhos.

Usando um Guia Visual

Guia visual é uma das ferramentas mais antigas para aprender leitura dinâmica, e corrige a leitura silábica e a Regressão Visual.

Basicamente esta técnica consiste em usar um objeto, que pode ser um lápis, caneta, ou até mesmo a ponta do seu dedo, para criar um ritmo de leitura constante e fluídica.

Aprender Leitura Dinâmica - Guia Visual
Aprender Leitura Dinâmica – Guia Visual

Você deve colocar o objeto (vamos supor que você escolheu o dedo) logo abaixo da linha que deseja ler, e em seguida basta deslizar o dedo ao longo da linha, da esquerda para a direita, em um movimento ritmado e constante.

Agora o seu desafio é seguir com os olhos o ritmo do seu dedo, e ler as palavras enquanto elas “desfilam” na frente dos seus olhos. Observe que o segredo é adequar a velocidade dos olhos ao ritmo do seu guia. Você não pode ser lento a ponto da leitura ser muito pausada e também não pode acelerar demais, porque isso pode prejudicar a retenção do conteúdo que foi lido e te obrigar a fazer a regressão visual.

Minha sugestão é: comece com um ritmo que seja desafiador para os olhos, mas dentro de um limite que mantenha a leitura em certo nível de conforto. Então a cada dia acelere um pouco a velocidade, e seus olhos rapidamente se habituarão a esta mudança.

É muito importante que você mantenha esta rotina diariamente por 10 ou 15 minutos (quanto mais tempo, melhores os resultados), e desta forma o aumento da sua velocidade de leitura será gradual e constante.

Após 7 dias de prática (ou até antes disso) você já estará lendo no mínimo duas vezes mais rápido, 100% garantido, e com ótima retenção do conteúdo estudado!

Viu só como aprender leitura dinâmica é mais fácil do que parece? Agora que você já sabe com fazer para ler mais rápido, só depende de você!

Só uma observação: Para a maioria das pessoas estas dicas são mais do que suficientes para turbinar seu ritmo de leitura.

Porém, para um grupo específico de pessoas, como os concurseiros, o uso de técnicas mais avançadas, unindo leitura dinâmica e memorização, podem trazer resultados melhores.

Boa leitura!

 

8 comentários em “Como Aprender Mais Rápido Usando a Leitura Dinâmica

  • 1 março, 2016 em 13:00
    Permalink

    Muito bom o artigo. Obrigado por compartilhar!

    Resposta
    • 19 março, 2016 em 18:02
      Permalink

      Muito obrigado, Paulo! Bons estudos pra você!

      Resposta
  • 17 julho, 2016 em 16:06
    Permalink

    Oi? Você está tentando passar em algum concurso publico?
    Eu já passei pelo que você está passando agora.
    Já fiz mais de 18 cursos para passar nessas provas.
    Eu gostaria de te contar uma historia em um video e vou te ensinar a memorizá la, clique no meu nome para assistir ao video.

    Resposta
  • 31 julho, 2016 em 13:10
    Permalink

    Minha velocidade atual 136…
    Ótimo artigo! Vou colocar em prática e retorno para comentar evolução. Obrigada!!!!

    Resposta
    • 31 julho, 2016 em 23:46
      Permalink

      Que bom que gostou, Fernanda! Pode apostar que em pouco tempo você vai no mínimo dobrar sua velocidade de leitura.

      Resposta
  • 12 janeiro, 2017 em 10:15
    Permalink

    Já tinha ouvido falar da leitura dinâmica mas não sabia que ela era tão poderosa.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *